3 de agosto de 2011

estrada de Itapecerica, 5859.

Durante cinco anos a última estação da Linha Roxa do metrô foi a referência mais próxima de onde morei. Hoje pouco tempo depois, as vergonhas transformam-se paulatina e orgulhosamente em trunfos de guerra: das batalhas diárias no trânsito do "Morro do S", dos ataques do/ao PCC nas madrugadas, paralelo ao meu comportamento noturno juvenil, da canseira em dias de eleição Jardim Irene acima, dos distantes mais resistentes corações de pai e mãe.

Ali conheci um SUS que funciona. Fiz uso dele, trabalhei por ele e me orgulhei dele do pré-natal ao parto do "afilhado" no Hospital Campo Limpo. Andei sem medo do jeito que sempre fui, em tantos Jardins quanto for possível enumerar. Encontrei o melhor, o mais improvável e menos ganancioso cabelereiro, de quem continuo cliente. Fui furtada uma vez, atacada nunca. Na lista das compras no cartão de crédito lia-se: material de construção, carne e gasolina. Na certa era final de semana pra bater a laje e fazer churrasco no puxadinho. Vi gente considerar Santo Amaro o centro de São Paulo. 

Ouvi de mortes, drogas e tragédias. Quermesses e funk tornaram-se rotina de um mundo sem fones de ouvido. Tratei com cautela meu gosto musical, valores, crenças e idéias. Continuo preferindo outros rítmos e acreditando no que me foi ensinado anteriormente a esse contexto. Fiz e refiz amigos pra vida inteira.

Mano Brow, ONGs, becos, CEUs, HIP HOP, Gente Muda, a casa do Victor, mulequinho que aprendi a amar tornaram-se chegados, tudo comunidade, tudo 1daSul. Enfim, pegar o ônibus errado deixou de ser questão preocupante, só o "mano" que a língua custa se desvencilhar. Com alegria, da ponte João Dias em diante aprendi de um Deus misericordioso, de mim mesma e do outro. Aprendi a profissão da minha vida! 

E o Capão Redondo perdendo em muitos aspéctos, tornou-se dádiva. Não que tudo isso por si só tenha mais brilho, não! É que por lá o ar é bem mais limpo do que por aqui no Elevado Costa e Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você está aqui!

=)